11 de maio de 2009

matemática alternativa

| |

Porque e que para todos os seres humanos (acho eu) a raiz quadrada de 16 é 4 e para mim é 4 e -4?

Eu sempre ouvi dizer, em toda a minha vida,  que a raiz quadrada de um número é outro número que multiplicado por ele próprio dá o primeiro. Ou seja se a.a = b então raiz quadrada de b é a.

Vejamos então onde é que reside o meu problema contra o mundo. Pergunta-se, por exemplo, a raiz de 4, ao que todos os alunos respondem prontamente que é 2. E a mafalda, feita estúpida, mas só 2 professora? Então e -2? Não seja parva mafalda!

Mas parva porquê?

2.2=4 mas -2.-2=4 também!

Todos os números ao quadrado dão positivo, quer estes sejam positivos ou negativos! Logo, se a raiz é que número ao quadrado é que dá outro número, a raiz tem obrigatoriamente de ter duas soluções, a positiva e a negativa.

Eu estou a dizer isto de forma muito convincente, mas toda a gente que percebe de matemática me diz que não faz sentido. 

Que frustração.

2 comentários:

Rosy disse...

"Todos os números ao quadrado dão positivo, quer estes sejam positivos ou negativos!"

Nã-nã i ao quadrado dá -1

Ridículo.
Imaginários....

Luiza disse...

bem, aqui no brasil a gente aprende que toda a raiz quadrada tem um resultado negativo e um positivo
entao raiz quadrada de 16 eh igual a +4 E -4
de 4 pode ser +2 ou -2
...

a parvice eh dos professores, nao eh sua O.O