3 de outubro de 2009

o amor

| |

A Mafalda não sabe falar de amor. Não é que lhe custe, ou não saiba escrever, ou lhe falte até a experiência para falar. Só não sabe o que é o amor, e ninguém escreve sobre as coisas que não sabe.

Supõe que o amor seja feito de vontades. Ter vontade de estar com alguém é amor, ter vontade de não estar com alguém é ódio, calhou assim, dar-se nome às coisas, mesmo às coisas que já têm nome. O amor são, está então concluído, vontades.

Mas as vontades são sempre muitas, e as pessoas que as criam.. bem, freiras ou prostitutas, as pessoas que as criam são sempre mais que uma. Qual é a que se ama, então? É a que cria o maior número de vontades.

Ora ei-lo o concurso do amor que todos jogamos! Um pontinho aqui, outro ali, que se eu tenho vontade daquele, é àquele que vou me esforçar parar lhe criar mais vontadinha, mais desejo de me querer, vá, quer-me, quer-me lá antes que a vontade de eu te querer se vá.

A Mafalda está a ser horrível não está? Que criança, tem dezoito primaveras e já se acha grande o suficiente para, não só escrever coisas do amor, como ainda por cima coisas a dizer mal dele..! Haja loucura neste mundo.

Vamos lá tornar o amor um bocadinho mais especial então. A pessoa que se ama na altura, a que se gosta mais de todas as que se gosta, traz vontades.. inesperadas. Vontades que só se dá conta quando já lá estão. Se a Mafalda ama, é porque antes gostou. Mas quando acha que gosta.. é porque já adora. E quando pensa que se calhar não gosta mais, já ela está a dizer "Não és tu, sou eu.. mas nunca mais quero nada contigo".

E pronto. Isto tudo para quê? Acham que a Mafalda acha que agora que desbobinou esta teoria ridícula percebe mais de amor? Não.

O que a Mafalda percebe é que tem vontades.. E nunca ninguém sabe por quem. Porque amigos, se acham que ela gosta deste, é porque ela já gosta daquele.

14 comentários:

Anónimo disse...

isso está mau

Anónimo disse...

amor não é vontades, é gostar alguém ao ponto de querer dar tudo o que de melhor tens, sem te preocupares em perder o que julgas ser-te precioso, ou seja, dar tudo por/a essa pessoa.
Amar é querer dar segurança, e não falhar quando contam connosco, é o que te faz querer ser melhor.
Procura no dicionário, mas quem não sabe o que é amor, não pode aprender pela teoria...
Desculpa lá a confusão.

Mafalda Correia de Oliveira disse...

Para mim o amor é o que eu disse, para ti o amor é o que tu disseste, o que só prova que não há definição concreta dele, cada um acha o que acha.

Anónimo disse...

se achas que isso é amor, ainda vais ter muitas desilusões pela frente, se é que já não tiveste

Mafalda Correia de Oliveira disse...

Só uma pessoa que acha que o amor é um máximo e uma coisa super especacular é que se desilude, quando perceber que não é nada disso. Eu cá como não espero maravilhas, não apanho grandes desilusões.

Mafalda Correia de Oliveira disse...

Estou a conversar com quem já agora? Não gosto de discussões anónimas

Anónimo disse...

desiste da minha bela ideia de amor para te protegeres?! para não teres desilusões?.. não fiques chateada, só quis dizer de minha justiça..
Foi assim tão mau eu ter comentado?

Mafalda Correia de Oliveira disse...

Mau? Nem pensar, gosto que comentem :) Só queria saber quem era!

Anónimo (outro) disse...

isso é um bocado triste, é assim que pensas sobre tudo na vida? um amigo tambem te pode desiludir, tambem nao esperas grande coisa das amizades? so uma pessoa que acha que o amor é "um máximo e uma coisa super especacular" é que pode ser feliz, porque o amor é um maximo e espectacular. se nao esperas maravilhas o que esperas? se nao acreditas no amor, parto do principio que nunca disseste a ninguem "amo-te"? e se o disseste foi so uma palavra atirada ca pra fora?...

Mafalda Correia de Oliveira disse...

Se não acreditasse no amor, não tinha escrito sobre ele. Se nunca tivesse dito amo-te a ninguém, não tinha escrito sobre ele. Se não esperasse nada do amor, não tinha escrito sobre ele. Nunca ninguém escreve o que quer, o diz o que quer dizer.. estou a ver que ando a falar com um desconhecedor de Fernando Pessoa! Bah, assim não gosto.

Anónimo disse...

sou ateu, mas se falar de algum deus passo a ser crente ou admito a sua existência? acho que não..

Anónimo disse...

no fundo toda a gente acredita no mesmo que eu, só que usam a desculpa de acreditar num amor do género carpe diem, para não terem o problema dos compromissos, só que assim estás-te a enganar e à pessoa que estiver contigo, porque tornas a efemeridade do amor ainda mais efémera, e roubas o que de melhor o amor tem...

Mafalda Correia de Oliveira disse...

Nomes, vá lá.

Rosy disse...

UI conversa filosófica....gostei.

By the way, apareci só para não pensares que sou eu. x)

Agora com medicina não tenho tempo nem para vir ao computador...que tristeza.